Luanda, 30 de Julho de 2021. Estamos no complexo Presidencial da Cidade Alta, interior do edifício de trabalho do Vice-Presidente da República de Angola.
O relógio indica 18:35, quando Bruno Fernando, primeiro angolano com contrato profissional a actuar na NBA, a maior liga de basquetebol do mundo, é recebido em audiência pelo anfitrião, Bornito de Sousa.

Depois das saudações formais e uma conversa descontraída com a segunda figura na estrutura do Estado angolano, em que aproveitou para apresentar o projecto da fundação com o seu nome, Bruno ofereceu ao Vice-Presidente da República uma camisola autografada, com o número 24 dos Atlanta Hawks. Naquele momento estava longe de imaginar que o seu destino como jogador profissional da maior liga de basquetebol do mundo conheceria uma alteração tão significativa.

Negociado

Bruno seria incluído num negócio envolvendo três franquias: Boston Celtics, Atlanta Hawks e Kings. Os Hawks receberam G Delon Wright e cederam o angolano e ainda G Kris Dunn e a futura segunda escolha do draft.
O negócio ainda carece de um pequeno mas importante passo para ser dado como adquirido, porém o que parece ser certeza é que em Outubro Bruno terá uma camisola de cor diferente daquela que ofereceu ao Vice-Presidente da República de Angola, além de uma nova etapa da sua carreira no melhor basquetebol do mundo.

Outras mudanças

Mas o primeiro dia do draft provocou outras alterações não menos importantes nos planteis de equipas de primeira linha na NBA, e nomes sonantes como Ricky Rubio, Landry Shamet, Derrick Favors, entre outros, que tal como Bruno mudarão de uniforme e terão um novo começo a partir de Outubro, quando começa a temporada 2021-22. Veja as novidades do mercado da NBA:

Primeiro, a troca que mais estremeceu a liga: os Lakers enviaram Kyle Kuzma, Montrezl Harrell, Kentavious Caldwell-Pope e Isaiah Jackson, escolha 22 no draft, por Russell Westbrook, do Washington Wizards. A equipa de Los Angeles forma um dos melhores trios da liga com a negociação. Westbrook terá a companhia de Lebron James e Anthony Davis.

Os Wizards não ficaram com Isaiah Jackson. Envolveram o jovem numa negociação por Aaron Holiday, dos Pacers. Na negociação, o time de Washington ainda envolveu mais um calouro, Isaiah Todd, 31ª escolha do Draft, que já havia sido trocado pelos Bucks.
O Utah Jazz trocou Santi Aldama, 30ª escolha do Draft, pela 40ª escolha do Memphis Grizzlies, o armador Jared Butler. O Jazz recebe também duas escolhas futuras de segunda rodada.

O Thunder adquiriu Derrick Favors e uma futura escolha de primeira ronda do Jazz, e cedeu uma futura escolha de segunda ronda. Agora, OKC conta com 18 escolhas de primeira ronda no período entre 2022 e 2027. Resta saber se a franquia conseguirá transformar quantidade em qualidade.
Os Nets enviaram Landry Shamet para os Suns, em troca de Jevon Carter e Dayron Sharpe, escolha 29 no draft. Shamet e Carter não tinham muitos minutos nas suas ex-equipes e uma mudança de ares pode ajudá-los.

O Detroit Pistons negociou Mason Plumlee e JT Thor, 37ª escolha no draft, para o Charlotte Hornets, em troca de Balsa Koprivica, escolha 57. Veterano, Plumlee actuou por apenas uma temporada em Detroit. Ele abre espaço numa equipa que aposta em jovens talentos, como o número 1 do draft, Cade Cunningham.

O Minesota Timberwolves enviou Ricky Rubio para o Cleveland Cavaliers, em troca por Taurean Prince e uma escolha de segunda rodada do draft de 2022. A negociação abre espaço para D’Angelo Russell em Minesota, com a valiosa companhia de Anthony Edward no backcourt. Rubio deve auxiliar no desenvolvimento de Collin Sexton, jovem promessa da posição. Isso se os rumores de uma troca de Sexton não prosperar em Cleveland.

Enfim, a história de Bruno Fernando na NBA ainda está no começo e Boston Celtics será certamente mais uma etapa na carreira do angolano que a nação do basquetebol espera que seja próspera e coroada de êxitos, como de resto pressagiou o Vice-Presidente da República de Angola após receber a camisola autografada de Bruno Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *