![](https://basketangola.ao/wp-content/uploads/2021/08/1agsto.jpg)
O 1º de Agosto dispensou os serviços do poste Eduardo Mingas, e dos extremos Fidel Cabita e Pedro Bastos, este último de regresso ao Petro Atlético de Luanda, seu clube de formação.
O veterano de 42 anos foi informado da decisão ainda na fase de preparação da Selecção Nacional que disputa a partir de 24 de Agosto o Afrobasket 2021, no Ruanda.
O clube militar aposta no rejuvenescimento do plantel com recurso à sua “cantera”, o 1º de Agosto Academia, de onde ascendem Milton Valente, Cléusio Castro e Geraldo Santos. Ao Interclube, o clube central das Forças Armadas foi buscar uma das “jóias da coroa” da formação da Polícia vice-campeã na época passada.
Alexandre Jungo, que foi um dos dispensados da equipa nacional, orientada pelo espanhol Josep Clarós, deverá ter “responsabilidades acrescidas” no plantel às ordens do técnico José Carlos Guimarães, que pretende construir uma equipa capaz de disputar todos os troféus na próxima época.
Pelas bandas do Interclube, além de Alexandre Jungo, estão confirmadas as saídas de Roberto Fortes, Reggie Moore e Ricardo Wukwaramba.
O clube da Polícia Nacional reforça-se com dois atletas que deram nas vistas na época transacta pelo Vila Clotilde Futebol Clube, Edvaldo Makanguila e Jone Miler jogarão a próxima época sob orientação do técnico Raul Duarte.
De saídas não é tudo: Jerónimo Luís também deixa o Vila Clotilde e vai reforçar a equipa B do clube central das Forças Armadas. O extremo-base Edmilson Miranda deixa o CFDK assina com ASA, ainda abalado com a saída do técnico Carlos Dinis, chamado para suceder Apolinário Paquete na equipa feminina do Interclube.
O campeão Petro de Luanda tem tudo arrumado: recebeu Pedro Bastos (ex-1º de Agosto) e deixou sair Antwan Scott. Com a saída do extremo-base norte-americano, os campeões nacionais procuram com calma e critério jogadores para as vagas reservadas a “expatriados”, de acordo com os regulamentos da FAB e que possam responder às exigências da Basketball African League (BAL).
Os tricolores estão no mercado à procura de qualidade, tendo em conta os compromissos do clube para a próxima época em que, além da defesa do título nacional, disputar a taça e supertaça, espera conseguir melhor que o terceiro lugar conquistado em Maio passado, na 1ª edição da competição africana de clubes, com a chancela da National Basketball Association (NBA).