A Guiné proporcionou este sábado uma das maiores surpresas da história do AfroBasket quando surpreendeu o Egipto, pentacampeão africano, por 86-78, em plena Arena de Kigali.

Com a vitória, a Guiné não só registou a sua primeira vitória em 36 anos na história do torneio, mas também se aproximou da fase de qualificação para os quartos-de-final do AfroBasket 2021.

A Guiné venceu pela última vez um jogo do AfroBasket da Fiba quando derrotou o Kenya por 80-68 na edição de 1985 do torneio de Abidjan, na Costa do Marfim.

Estimulado pelo capitão Cedric Mansare, que liderou a competição com 25 pontos, três ressaltos e quatro assistências com uma eficiência de 28, dificultou as coisas para o lado egípcio, que corria para uma vantagem de 13 pontos no final do primeiro quarto ( 28-15), embora a forte equipa do Norte de África tenha vencido os últimos dois quartos (21-17, 22-21), mas não foi o suficiente para travar a ambiciosa equipa guineense, cuja qualificação para a fase eliminatória depende do resultado do jogo entre a Tunísia e a República Centro-Africana mais tarde.

O treinador principal da Guiné, Zeljko Zecevic, com uma voz carregada de emoção, disse à Fiba. basketball que está orgulhoso dos seus jogadores que executaram muito bem os planos de jogo da equipe técnica.

“Parece-me um sonho podermos derrotar uma equipa forte como o Egipto e só quando a campainha sinalizar o fim do jogo é que percebi que vencemos e uma oportunidade de ouro de nos encaminharmos para a fase eliminatória da concorrência.

“Devo elogiar os meus jogadores por um bom trabalho e por seguirem o nosso plano de jogo, e também à federação por todo o apoio que deu à equipa, portanto, dedico esta doce vitória aos jogadores e à federação.”

O capitão da Guiné, Mansare, não escondeu a alegria pela vitória, mas diz que é sobre o trabalho da equipa e declarou que agora estão mais preparados para ir mais longe, caso a oportunidade apareça.

“Quero saudar os meus companheiros de equipa e a equipa técnica por um trabalho bem feito, pois vocês podem observar que a vitória é doce e esperamos continuar com uma mentalidade vencedora”, disse Mansare.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *