Luol Deng tem a missão de manter o seu país natal, o Sudão do Sul, entre as principais nações do basquetebol africano. Eleito presidente da Federação de Basquetebol do Sudão do Sul em 2020, após uma ilustre carreira de jogador que durou 15 anos em cinco clubes diferentes da NBA, Deng voltou para casa para ajudar a criar crianças e dar esperança através do desporto que lhe trouxe fama e fortuna.

Em entrevista à Fiba.basketball, o “pequeno” atacante de 2.06 m falou sobre a sua missão e visão do basquetebol para o seu país.

“O nosso principal objectivo como federação é construir uma base para que os jovens e todos saibam que existe uma plataforma para aprimorar suas habilidades e serem óptimos na vida, assim como o belo jogo fez para mim.

“Embora possa levar algum tempo para que as coisas se materializem do jeito que queremos, posso dizer que em breve o mundo reconhecerá o Sudão do Sul como uma nação forte no basquetebol”, explicou Deng.

Aos 36 anos, Deng descreve a modalidade como um ponto de encontro que pode trazer desenvolvimento para qualquer nação do mundo, especialmente os países africanos. Entretanto, admite que está triste com a falta de apoio adequado do governo, mas aplaude-os (Governo) pelo pouco que fizeram para o cultivo do desporto no país.

Mais. Deng diz-se muito agradecido a todos os sul-sudaneses pelo apoio que deram ao desporto, especialmente aos da diáspora.

“Quero agradecer ao nosso Governo por fornecer algum nível de apoio e também quero exortá-los a fazer mais e ver o esporte como um construtor de nação e ponto de encontro para o engajamento dos jovens”, apontou Deng.

FONTE: Fiba.basketball

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *