![](https://basketangola.ao/wp-content/uploads/2021/09/mali-24-993x650-1.jpg)
A Selecção nacional sénior feminina de basquetebol consentiu está quinta-feira (23/09), frente à congénere do Mali, a segunda derrota no Campeonato Africano das Nações, que decorre em Yaoundé, nos Camarões.
A equipa orientada pelo técnico Walter Costa foi derrotada por expressivos 74-53, em jogo referente aos quartos-de-final da prova continental, que conta já com a Nigéria e Mali, apurados para as meias-finais.
Frente às angolanas, bicampeãs africanas, as malianas entraram determinadas em confirmar o favoritismo, saindo em vantagem clara ao intervalo, por 46-21. Com uma defesa pressing a toda dimensão da quadra e em praticamente todo o jogo, as malianas anularam as peças consideradas mais esclarecidas da equipa angolana. A extremo-base Italee Lucas foi alvo de uma marcação impiedosa que a impediu de chegar aos habituais dois dígitos em termos de prestação individual.
Com as principais peças fechadas, Walter Costa viu outras protagonistas atingirem a casa dos dois dígitos: Cristina Matiquite, 15 pontos, Avelina Peso (11), Ana Gonçalves (10) e Regina Pequeno (10), porém insuficientes para superar uma adversária que se revelou superior em todas as áreas do jogo, sendo por isso, ao lado da Nigéria, um sério candidato à conquista do céptro.
As bicampeãs africanas disputam as classificativas do quinto lugar, esta sexta-feira (24/09/2021), a partir das 14:00, frente ao Egipto.