A cidade de Benguela tem condições criadas para albergar, a partir do próximo dia 22 do corrente mês, a primeira janela de qualificação ao Mundial de Basquetebol 2023 da Fiba, que será coorganizado pelo Japão, Filipinas e Indonésia.

A confirmação é do vice-governador provincial para o Sector Técnico e Infraestruturas, Herlander Gonçalves tudo vai estar pronto antes da chegada das equipas estrangeiras.

“Tudo estará pronto na altura certa e estamos convictos que vamos realizar com êxito esse evento desportivo aqui em Benguela. Por esta razão, demos garantias à comitiva da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que veio constatar as condições existentes para a realização da prova”, referiu. .

A Selecção Nacional escala aquela cidade na próxima segunda-feira (15/11) e vai usar a quadra desportiva do Matrindindi como recinto de treino, ao passo que o Pavilhão Acácias Rubras será o palco das partidas oficiais, neste momento em fase de conclusão das obras de melhorias.

Na disputa, estão integrantes de duas séries. No Grupo A, figuram as selecções de Cabo Verde, Mali, Uganda e Nigéria. No Grupo C, os conjuntos de Angola, Costa do Marfim, Guiné e República Centro Africana.