![](https://basketangola.ao/wp-content/uploads/2022/01/BASQUETEBOL1-822x650-1.png)
A Federação Angolana de Basquetebol, através da Direcção de Competições, anunciou, em comunicado publicado quarta-feira, 5, um conjunto de medidas a observar pelos agentes da modalidade, à luz da decisão das autoridades de permitirem a retoma das competições desportivas federadas, em que se inclui a modalidade da bola ao cesto.
Entre as medidas a serem observadas já a partir das próximas jornadas, destaque para realização dos jogos à porta fechada e a obrigatoriedade de “todos os intervenientes no jogo – atletas, treinadores, pessoal médico, dirigentes, juízes, jornalistas e outros” serem portadores dos respectivos certificados de vacina, com duas doses, e com teste à COVID-19, feito até 2 (duas) horas antes de cada jogo.
Entre as medidas que interferem directamente no jogo, destaque para a redução dos intervenientes, nomeadamente os atletas (Doze), treinadores (Dois), médico (Um), fisioterapeuta (Um). Além disso, foi decidida a redução dos Juízes ao jogo, que passam a 2 (Dois) árbitros, oficiais de mesa (Três), comissário (Um), estatísticos (Dois).
De igual modo, serão permitidos ainda, a entrada para o recinto de jogo de 2 (dois) Dirigentes sendo um deles o Presidente ou seu representante e o Vice-Presidente para o Basquetebol. Será permitido também a presença do Delegado para a equipa visitada. 11.
Outra medida que merece destaque no comunicado da FAB, é a obrigação das equipas que joguem na condição de visitadas criarem condições de biossegurança e responsabilizar-se pela aplicação das medidas relacionadas com as mesmas, principalmente o uso obrigatório e correcto de máscaras (tapar o nariz e a boca), higienização das mãos frequentemente com álcool em gel e desinfecção no início e intervalo dos jogos dos assentos e outras áreas adjacentes.
A competição regressa já no próximo fim-de-semana, com a disputa da 3ª e 4ª jornadas, com destaque para o Interclube – 1º de Agosto, agendado para as 18:00 do dia 15, no 28 de Fevereiro.