A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol encerrou o estágio que efectuou na cidade do Porto, Portugal, tendo em vista a disputa do Torneio Pré-Olímpico de Valência, Espanha, que decorrerá de 2 á 7 de Julho, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Os hendecacampeões africanos deixaram a cidade do Porto, com destino a Sérvia, palco da segunda fase de preparação ao estágio pré-competitivo aonde irão realizar jogos de controlo com equipas da primeira divisão, antes de rumar para Valência, Espanha, de acordo com Sílvio Lemos, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), e chefe da comitiva.
“Na Sérvia daremos início ao estágio pré-competitivo com a realização de jogos de controlo com equipas da primeira divisão daquele país. Queremos estar na melhor forma possível, dado a exigência da própria competição, daí que, é imperioso realizar jogos de elevado grau de dificuldade, havendo a possibilidade de Angola defrontar selecções do topo mundial, durante o estágio pré-competitivo.”, augurou o antigo base da Selecção Nacional.
Desde o dia 1 do corrente mês, na cidade do Porto o selecionador nacional, Josep Clarós “Pep”, que regressa ao comando técnico do combinado angolano nove meses depois, tem trabalhado mais os aspectos técnicos e tácticos, sem descurar a componente física. Dos 24 atletas inicialmente convocados para a “operação” Valência, o técnico principal afastou já três jogadores.
Trata-se de Wilson Ambrósio, extremo do Grupo Desportivo Interclube, Milton Valente, extremo do Maia Basket de Portugal, e o base do Sporting Clube de Praga de Portugal, Tedoyame Simão.
Entretanto, o seleccionador nacional vai afastar mais alguns atletas nas próximas 24h00, segundo apurou o Jornal de Angola junto da equipa técnica nacional. Bruno Fernando e Sílvio Sousa, duas das melhores unidades do cinco nacional têm treinado sem qualquer limitação, à semelhança dos demais companheiros, para a alegria do Josep Clarós “Pep”, que viu o jovem Kevin Kokila a falhar a “operação” Valência, por conta de uma lesão.
Angola figura no Grupo A, ao lado da Espanha, bicampeã mundial e país anfitrião, e Bahamas. Na série B estão as selecções da Polónia, Finlândia e Líbano.
As duas primeiras classificadas de cada grupo apuram-se para as meias-finais.
No total, foram sorteados 24 países, divididos em quatro grupos de seis selecções cada, onde apenas o vencedor de cada um obterá o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.
O cinco nacional procura a sexta presença em Jogos Olímpicos, depois da estreia em 1992, em Barcelona, Espanha. Seguiram-se as edições de 1996, Atlanta, Estados Unidos da América, 2000, Sidney, Austrália, 2004, Atenas, Grécia, e Pequim, República Popular da China, em 2008.
Os angolanos não marcam presença numa edição dos Jogos desde 2008, onde disputaram a primeira fase no Grupo B, ao lado dos Estados Unidos da América, Espanha, Grécia, Alemanha e República Popular da China.
Para os Jogos de Paris’2024 estão apuradas as selecções de França, país organizador, Canadá, Estados Unidos da América, actual detentor da coroa, República Popular da China, Austrália, Alemanha, Japão, Sérvia e Sudão do Sul.
Eis os atletas que trabalham com o seleccionador nacional: Childe Dundão, Elcane Paca, Eduardo Simão, José Dimitri Maconda, Aginaldo Neto, German Obama, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Selton Miguel, Eduardo Francisco, Jerónimo Luís, Jonatão Ndjungo, Wheza Panzo, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Jilson Bango, Teotónio Dó, Luís Faial e Macaxi Braz.