![](https://basketangola.ao/wp-content/uploads/2021/07/morais.jpg)
A caminho do Afrobasket do Ruanda, a selecção angolana de basquetebol venceu este sábado por 83-76 a sua congénere de Portugal, em encontro particular disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Depois da derrota na véspera por 92-84, numa partida em que chegou a estar em desvantagem de 22 pontos, que permitiu aos anfitriões conquistarem o I Torneio Internacional de Matosinhos, os pupilos de Claroz, já com o extremo Carlos Morais integrado e em grande plano (17 pontos), dominaram a equipa da casa, tendo ao intervalo uma vantagem de 14 (38-52).
Enquanto a equipa angolana se prepara para o campeonato africano a disputar-se em Kigali, de 25 de Agosto a 5 de Setembro, Portugal vai disputar a segunda ronda de pré-qualificação para o Mundial de 2023, no qual vai defrontar a Suécia e o Luxemburgo, em Matosinhos, de 12 a 18 de Agosto.
Para o torneio de Matosinhos, ganho por Portugal, Angola estreou-se com vitória diante da Eslováquia, por 86-59, mas foi incapaz de superar a equipa da casa que se apresentou bem melhor estruturada e focada no objectivo que era a conquista do troféu.
No Afrobasket, Angola vai disputar o grupo A com a República Democrática do Congo (RDC), Cabo Verde e a anfitriã (Ruanda). O objectivo é resgatar o título africano que já não ganha desde 2015.
Com o poste Bruno Fernando indisponível pois tem que ir disputar a D-League, a partir do dia 1 de Agosto, o seleccionador nacional conta a esta altura com os seguintes atletas: Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Gerson Lukeny, Malick Cissé, Pedro Bastos, Childe Dundão, Carlos Morais, Leandro Conceição, Jonh Pedro, Teotónio Dó, Aboubakar Gakou, Eduardo Mingas e Yanick Moreira.