Ainda sem contar com as atletas que evoluem no exterior, a selecção nacional senior feminino concentra-se esta quarta-feira, 4, às 16 horas, na sede da FAB. Serão acertados pormenores administrativos para na sexta-feira dar início aos trabalhos, visando, para já, o torneio de apuramento que Angola vai acolher de 16 a 23 deste mês.
O técnico Walter Costa convocou 22 atletas para os trabalhos da pré-selecção. Entre as eleitas de Walter Costa, destaque para a base Sara Caetano, do Lyon Asvel da França. O grupo inclui outras quatro “forasteiras”: Whitney Miguel, Clarice Mpaka, Nazaré Lopes e Márcia Carvalho. As duas primeiras jogam em clubes franceses, enquanto Nazaré e Márcia são jogadoras do Imortal Basket de Portugal.
Das que evoluem em Angola, Walter Costa chamou Cácia António (Interclube B), Denise Pascoal (1º de Agosto) e Edvânia Pascoal (Interclube), Fineza Aguiar (1º de Agosto), Italee Lucas (Interclube), Regina Pequeno (Interclube), Rosa Gala, Rosemira Daniel, Elizabeth Mateus, Ana Gonçalves, Avelina Peso (1º de Agosto), Joana António, Eduarda Gabriel, Nadir Manuel e Jéssica Malage (Interclube), Cristina Matiquite (1º de Agosto), Angelina Goleme (Interclube) e Whitney Miguel (França) completam a lista.
O Afrobasket será disputado em Yaoundé, nos Camarões, a decorrer entre 17 e 26 de Setembro de 2021. Foram, automaticamente, apurados à prova as selecções semi-finalistas da edição 2019 – Nigéria, Senegal, Moçambique, Mali e anfitrião da competição, Camarões.
No Afrobasket’2019, disputado em Dakar, Angola quedou-se na 6ª posição, longe dos tempos áureos em que ergueu os troféus em 2011, em Bamako (Mali), e 2013, em Maputo (Moçambique).