Por Paulo Catarro
Resultados para todos os gostos, antes da “prova dos nove” em Kigali
A selecção angolana sénior masculina de basquetebol escolheu Portugal para a derradeira fase de preparação com vista à sua participação no Afrobasket 2021.
De forma a apurar a capacidade competitiva da selecção de Angola, o seleccionador Pepe Clarós incluiu no esquema de preparação deste estágio, a participação em dois torneios internacionais triangulares disputados no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
O primeiro contou com as participações de Portugal e Eslováquia com Angola a estrear-se com um triunfo claro sobre a Eslováquia por 85-59. Leandro Conceição, com 13 pontos, e Teotónio Dó, com 12 pontos e nove ressaltos, foram os melhores de Angola numa exibição colectiva muito consistente.
Seguiu-se a partida com Portugal que também bateu a Eslováquia. Angola desiludiu, saindo derrotada por 92-84. A equipa angolana chegou a deter uma vantagem de 22 pontos, que não conseguiu segurar, acabando por perder por uma diferença de 8 pontos.
Na formação angolana, o melhor foi Gerson Gonçalves, com 17 pontos, seis assistências e três ressaltos, secundado por Edson Ndoniema e Childe Dundão, ambos com 13 pontos.
Com este triunfo Portugal assegurou também a vitória no Torneio Internacional de Matosinhos. Angola e Portugal voltaram a defrontar-se num jogo-treino 48 horas depois. A equipa de Pepe Clarós corrigiu muitas das falhas exibidas no primeiro encontro contra o cinco luso e acabou por ganhar por 83-76. Carlos Morais foi a melhor unidade da selecção angolana, com um registo de 17 pontos.
Neste estágio para o Afrobasket e nos jogos em Matosinhos, Pepe Clarós trabalhou com os jogadores Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Malick Cissé, Pedro Bastos, Childe Dundão, Selton Miguel, Leandro Conceição, Jilson Bango, Teotónio Dó, Aboubakar Gakou, Eduardo Mingas e Yanick Moreira.
Derrota com a Suíça
Este estágio em Portugal incluiu mais encontro internacional com a Suíça. O triunfo sorriu à selecção helvética por números expressivos – 90-75. Angola só equilibrou as operações no primeiro quarto, quando liderava por 11 pontos, mas soçobrou por completo nos restantes períodos, acabando derrotada por uma diferença de 15 pontos. Destaque no desempenho dos basquetebolistas angolanos para os 15 pontos e cinco ressaltos de Aboubakar Gakou, bem como os 14 pontos e cinco assistências de Gerson Gonçalves.
A preparação em Portugal ficou marcada ainda pelo afastamento de Yannick Moreira, por alegados “problemas disciplinares” de acordo com fontes federativas, e por decisão pessoal segundo a versão do próprio jogador. Com Bruno Fernando apostado em vingar na Summer League, nos Estados Unidos da América (foi vice-campeão do torneio com o seu novo team, os Celtics), o grupo ficou assim definido com o seleccionador a conseguir uma mescla de jovens como Gerson Lukeny e Childe Dundão, com alguns veteranos como Carlos Morais ou Eduardo Mingas.
Testar com o campeão português
A fase final do estágio incluiu dois jogos com o Sporting, campeão nacional português. No primeiro encontro frente a uma equipa com 5 jogadores de origem norte-americana, que é orientada pelo bem conhecido treinador Luís Magalhães, Angola perdeu por 82-78, com Jilson Bango a assumir o plano de destaque, com 13 pontos e 5 ressaltos. Asssinale-se igualmente a exibição de Eduardo Mingas que aos 42 anos alinhou mais de 16 minutos tendo registado 7 pontos e 2 ressaltos. Foi mais uma oportunidade para Pepe Clarós rodar todos os jogadores da Selecção nacional que não pôde contar com Carlos Morais e Hermenegildo Santos.
Na segunda partida, a Selecção de Angola venceu por 87-79. Já com os jogadores que estiveram de fora no primeiro jogo com a equipa leonina, Hermenegildo Santos cotou-se como o melhor marcador do encontro com 16 pontos. Eduardo Mingas fez 15 pontos, Aboubakar Gakou marcou 13 e Carlos Morais 6. Todos os jogadores utilizados por Pepe Clarós pontuaram neste derradeiro ensaio que concluiu o a fase de preparação em Portugal antes do início da participação da Selecção de Angola no Afrobasket 2021.