Angola perdeu esta noite com Cabo-Verde (71-77), após prolongamento. Uma partida de estreia no Afrobasket Ruanda 2021, em que os angolanos tecnicamente orientados pelo espanhol Josep Clarós, surpreenderam pela negativa, com um basquetebol incaracterístico e tecnicamente mal jogado.
Em termos de histórico de jogos entre si, antes das duas equipas subirem para a quadra de jogos da Arena de Kigali, para a partida de cartaz do primeiro dia de competição da maior festa do basquetebol continental, seria necessário recuar até… nunca, para ver um resultado desfavorável para o cinco angolano.
Até esta noite, e é apenas isso que fica para a história, Cabo Verde nunca havia vencido um jogo contra Angola, razão pela qual a ninguém, quem sabe até aos próprios cabo-verdianos, terá passado pela cabeça um resultado igual.
Em campeonatos africanos sob a égide da FIBA, recordamos os três últimos resultados: 100 – 44 (2007), 93 – 60 (2007) e 75 – 50 (2013).
Enfim, à equipa mais titulada do continente continua a manter os objectivos para essa competição, mas terá que transformar-se por completo já na próxima jornada se quiser manter acesa a crença dos aficionados do melhor basquetebol africano, pelo menos teoricamente.
OUTROS RESULTADOS DO DIA
- TUNISIA (82) – GUINÉ (46)
- RCA (56) – EGIPTO (72)
- RUANDA (82) – RDC (68)