Angola defronta às 14:00 desta quarta-feira (01.09) a forte selecção do Senegal, para os quartos-de-final do AfroBasket 2021. Carlos Morais e companhia precisam de superar mais este obstáculo para chegar às meias-finais do torneio africano.
As contas do dia ficam fechadas depois do confronto entre a Costa do Marfim, outro colosso que a igual que o Senegal ostenta o rótulo de equipa invicta do torneio, e a surpreendente Guiné, responsável pelo afastamento da equipa da casa, o Ruanda.
Quinta-feira, a selecção de Cabo Verde, que foi primeira classificada do Grupo A (o mesmo que Angola), defronta o Uganda, que esta terça-feira mandou para casa mais cedo a Nigéria. A poderosíssima Tunísia enfrenta o Sudão do Sul, outra agradável surpresa nesta fase da competição.
Depois de um desempenho pouco conseguido na fase de grupos, em que ficou em terceiro lugar, a selecção de Angola acabou por carimbar o passaporte para os quartos-de-final ao vencer o Egipto.
Carlos Morais foi o cestinha com 16 pontos convertidos, mas foi Gerson Gonçalves Lukeny o MVP da partida em que os angolanos, pela primeira vez segundo experts, jogaram a um nível mais próximo do esperado, superando os faraós por 70-62.