Depois de Bamako’2017, Dakar’2019 a Nigéria arrebatou o terceiro título consecutivo ao derrotar, domingo (26/09/2021, o Mali, por 70-59, na final do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, que decorrer na capital camaronesa, Yaoundé e deste modo igualou o feito do Senegal.
A chave do triunfo foi a poste Victoria Macaulay, com 15 pontos e três ressaltos, ao passo que Adaora Elonu terminou a partida com 12 pontos antes de ser eleita Jogadora Mais Valiosa (MVP) pela segunda vez, depois de 2019, em Dakar.
No plantel às ordens de Otis Hughley Jr destaque ainda para Ify Ibekwe que se destacou com um duplo-duplo (13 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências), um dos pilares fundamentais para a confirmação do domínio nigeriano nas últimas edições da prova.
O melhor período do Mali foi no segundo quarto, vencendo no parcial, por 13-9, prestação insuficiente para anular a determinação do conjunto pentacampeão que nos períodos seguintes voltou a mostrar superioridade e confirmar o título, no Multiusos de Yaoundé.