Depois de conhecer os adversários da 34ª edição da Taça Intercontinental, prova que irá decorrer de 12 á 15 de Setembro, em Singapura, a direcção do Petro de Luanda liderada por Tomás Faria, definiu o arranque dos trabalhos da equipa sénior masculina de basquetebol.
De acordo com Divaldo Bunga, director para o basquetebol dos petrolíferos, “os trabalhos da pré época vão ter início no mês de Agosto, por isso começamos com os treinos para competição do pré olímpico os nossos atletas estarão de regresso ao país e certamente que vão beneficiar do divido repouso. Por isso, pensamos arrancar com os trabalhos na primeira semana de Agosto. Sabemos que é uma competição intercontinental onde estarão as cinco melhores equipas do mundo e mais uma convidada. Vamos para lá para representar condignamente não só o clube e o país, mas sobretudo o continente. A ideia é fazer uma boa campanha”
Os campeões africanos estão inseridos no Grupo (A), na mesma série, além do detentor do título da Liga Africana da modalidade (BAL), fazem ainda parte, o Unicaja de Espanha e o Al Riyadi do Líbano, em prova a ser jogada no sistema de todos contra todos a uma volta.
A competição, a decorrer no Pavilhão Sports Hub na Singapura, também colocou no Grupo B, as equipas Quimsa da Argentina, o Tasmânia Jack Jumpers da Austrália, e ainda um vencedor da G League da NBA (Liga de Desenvolvimento dos EUA). Os dois primeiros classificados jogam a final, os segundos vão jogar entre si, para definir o terceiro classificado e os últimos lutam pela quinta posição.
O Petro de Luanda, campeão nacional em título, está na competição, depois de conquistar a Liga Africana de Basquetebol (BAL), a 24 de Maio, na cidade de Kigali, no Rwanda.
Na véspera da final da Taça Intercontinental, várias figuras do basquetebol mundial serão distinguidas, com a entrada para o “Hall of Fame” da FIBA 2024, com destaque para Romain Sato (República Centro Africana), Reggie Miller (EUA), Danira Nakic – Bilic (Croácia) e Pedrag Stojakovic (Sérvia).